Imagem sobre a notícia 10 curiosidades sobre a Catedral Notre Dame de Paris

10 curiosidades sobre a Catedral Notre Dame de Paris

26 de outubro de 2016

Quando viajamos é essencial pesquisar sobre a história e curiosidades das cidades. Não precisa saber de datas ou dos nomes completos de reis e rainhas (que digamos, são gigantescos), mas alguns detalhes são interessantes para melhor apreciar o ambiente, a arquitetura e achar aquele spot diferente para sua foto. Assim você criará um vínculo com sua viagem e os detalhes farão diferença na hora de contá-la.

Então vamos às curiosidades sobre uma das catedrais mais visitadas de Paris:

1 – A Catedral Notre Dame de Paris começou a ser construída em 1163, e após 4 etapas e alguns séculos, foi finalizada, em 1345. Só aqui já é de se admirar, pois ela sobreviveu à guerras, assaltos à obras sacras e está firme e forte, aguentando a ação da natureza e do homem por mais de 850 anos. C’est incroyable!

2- Em termos de medidas, ela não é a maior do país. A Catedral possui 130 metros de comprimento, 48 metros de largura, 69 metros de altura até as torres e 96 até a flecha. Internamente, são 43 metros de pé direito. Não é a maior mas é uma das mais belas e mais visitadas.

notre-dame-1-de-1

3- Na frente da Catedral está o marco zero da cidade de Paris. Lembro-me de várias pessoas estarem na fila, ao lado do marco zero, e só perceberam que ali tinha essa marcação porque comecei a tirar foto. Então, olhe para o chão e saiba que você está pisando em um local secular e cheio de histórias. Uma das histórias, nada agradável, é que em 1314, na praça em frente à Catedral, hereges foram condenados à fogueira pela igreja católica da época.

4- Ainda sobre o marco zero: além de ser o ponto central geográfico da cidade, é também o KM 0 para contagem das rotas de todo o país. E reza a lenda que tirar foto com os pés sobre este ponto é garantia de retorno à Paris. Olha, acreditando ou não, eu tirei a minha e não é que já já retorno pra lá? Rs

5- Você pode e deve subir nas torres: há uma fila um tanto quanto grande, mas é porque a entrada é limitada. Na última visita que fiz, subíamos de 20 em 20. É de se compreender, afinal são 387 degraus, em uma escada caracol, com degraus curtos e gastos depois de 850 anos de uso. Para subir é necessário comprar um bilhete. Esta atração está inclusa no Paris Pass.

6- No campanário da Catedral você encontrará Emannuel. Morador há 331 anos, o sino é símbolo da resistência às guerras e revoluções, visto que seus outros colegas foram transformados em canhões na Revolução Francesa. Ele é tão especial, que só “canta”, balançando seu corpinho de 13 toneladas, em datas especiais para os cristãos (Natal, Páscoa, Pentecostes, Anunciação ou quando o papa morre). Foi ele, Emannuel, o próprio, que anunciou o fim das duas Guerras Mundiais. Il est quasiment un people.

7- E qual outro personagem viveu no alto das torres de Notre Dame? Quasímodo, o Corcunda de Notre Dame, personagem célebre do livro de Victor Hugo, e que ganhou o mundo após versões cinematográficas. Veja aqui no trailer da versão da Disney, como eles conseguiram trazer os reais detalhes da Catedral, inclusive Emannuel rs.

8- Reparou que em todas as imagens do alto das torres há uma vista magnífica da cidade? Ao subir nas torres você tem uma visão de 360° da cidade, e como ela está no centro geográfico, você poderá ver todos os monumentos, e tirar fotos fantásticas como estas da galeria.

9 – As 56 quimeras, estátuas de seres grotescos e mágicos, foram adicionadas na reforma de 1847 – 1864. E só adicionam charme à arquitetura gótica da Catedral, servindo de modelos para mais fotos fantásticas.

notred-7

10 – Quando visitar a Catedral, fique atento aos cartazes indicando concertos de música sacra e/ou clássica. Vale muito a pena ver um coral ou a apresentação de orquestras de corda. A acústica do ambiente é perfeita. Além disso, se você estiver em Paris para o Natal, uma das missas mais lindas da cidade é na Notre Dame. Confira aqui a programação completa de missas e concertos (site em francês).

Informações importantes:

A visita na catedral é gratuita, paga-se somente para subir nas torres e ver a cidade do alto. Ela está aberta todos os dias, menos no 1° de maio, 1° de janeiro e 25 de dezembro. Todo dia tem missa e algumas com coral e músicos convidados.

Após sua visita à Notre Dame, faça uma refeição em um dos restaurantes mais baratos da região. Aproveite para descansar na praça atrás da catedral (com wifi gratuito!) e observe o ambiente, vai que uma história como essa aqui aconteça diante dos seus olhos.

Se você ainda tiver dúvidas de como montar seu roteiro, deixe aqui nos comentários ou mande-me um e-mail, vou adorar te ajudar =D

Bisous

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest