Imagem sobre a notícia A França e seus encantos: placas de rua

A França e seus encantos: placas de rua

6 de setembro de 2016

Quando me perguntam “por que a França, Dani?” eu demoro a responder… São tantos pensamentos e sentimentos que me ocorrem com essa pergunta que fica difícil de responder.

Desde muito pequena, a França me chamava atenção. Com 14 anos fiz uma listinha de coisas que eu gostaria de fazer quando eu fosse à Paris, e uma delas eu realizei, como contei aqui. Ah foi mágico!! Uma das melhores lembranças de Paris.

Mas a cada viagem, cada vez que volto ao meu segundo país, eu me descubro nos seus encantos. Dos monumentos ao comportamento humano, tudo me fascina. Descubro nos outros e na vida fora de casa a beleza e os erros da vida aqui no Brasil.

Paris é tão rica em história que só andando por ela para aprender de verdade. Cada canto tem um momento importante, uma pessoa que por ali passou. E uma das formas de homenagear esses personagens, é nomeando ruas em seus nomes.

É tão característico da França esses nomes insólitos que às vezes eles não tem nada a ver com nada. São nomes que estão por lá há anos, e não fazem referência a nada, são pura diversão para amantes de fotografia como eu (e você!).

Embaixo de cada nome tem a explicação de quem foi aquela pessoa. Ao menos se forem nomes insólitos, como la Rue du Chat-qui-Pêche, uma rua de uma quadra, perto da Notre Dame.

Se você gosta de fotografia e quer se inspirar para sua próxima viagem, passeie pelas minhas fotos na galeria abaixo. Elas também estão no Pinterest para você salvar naquele quadro de “lugares para visitar” =D

Na galeria abaixo:

Avenue de Camoens: Avenida nomeada em homenagem ao poeta português Luís de Camões.

Avenue Gustave Eiffel: foto auto-explicativa (rsrs), homenagem ao grande engenheiro que projetou o monumento mais visitado do país.

Avenue Élisée Reclus: Geógrafo francês nascido em 1830 e um dos metros quadrados mais caros de Paris.

Rue Le Nôtre: Rua O Nosso. Apesar de ter nome de pronome possessivo, é o sobrenome de um arquiteto e paisagista nascido em 1613.

 Na galeria abaixo:

Avenue des Champs Élysées: Avenida dos Campos Elísios, o Céu da mitologia grega, onde homens virtuosos descansavam após a morte.

Place Saint Pierre, esquina com a Petite Rue Saint Pierre: Praça São Pedro esquina com, bem, se é pequena por que não chamá-la de pequena rua São Pedro? rs

Rue de L’Université: rua da universidade, onde não tem universidade nenhuma =D Mas há relatos que a universidade de Paris, lá pelo século XII, comprou esta região, e em 1600 e bolinha foi definido como um novo bairro, deixando a avenida principal em homenagem à Universidade.

Tem curiosidade sobre outros nomes? Escreva para a gente!

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

  1. Bethania disse:

    Lindas fotos!!! só para me deixar com mais vontade S2

    1. Vais lembrar das fotos quando vires de pertinho S2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest