Imagem sobre a notícia Au P’tit Grec em Paris – Bom, gostoso e barato!

Au P’tit Grec em Paris – Bom, gostoso e barato!

31 de agosto de 2016

Continuando nossas indicações de lugares baratos para comer em Paris, hoje vou falar do inconfundível crepe francês!

Comer crepe na França é sinônimo de cumprir a tradição e, ainda, economizar. Seria como comer tapioquinha por aqui (hoje difundida no Brasil inteiro #amém Rs). Mas nem todos os crepes são parecidos. Apesar de seguirem o preparo tradicional, em uma chapa redonda e côncava com uns 10cm de raio, o que diferencia o local é o recheio. No pé da Torre (e em quase todos os monumentos) você encontra vários quiosques que vão perfumar o ambiente com aquele cheirinho de queijo derretido ou o mais atrativo: de Nutella derretida!

Existem dois tipos de massa de crepe: a gallete e a crêpe. A diferença está no tipo de trigo usado. Na galette o trigo é do tipo sarraceno, ou trigo escuro. Geralmente ela só será servida em preparações salgadas, e em alguns estabelecimentos é necessário que você indique se quer Galette ou Crêpe.

O bairro de referência para comer crepe em Paris é o 14ème arrondissement, nos arredores da Torre de Montparnasse, entre os metrôs Edgar Quinet e Vavin, muito próximo do Le Dôme. São restaurantes para você ter uma refeição completa, ou seja, salada, crepe como prato principal e crepe como sobremesa. Só de falar em três pratos você já deve imaginar que barateza não será.

Então, se você quer comer um crepe da forma simples e do cotidiano, como se fosse um “fast-food” à la francesa eu indico o Au P’tit Grec!

Fui em 2011 com amigos e voltei agora, em julho de 2016. A inflação passou bem de leve por lá viu? A diferença de preço estava em centavos.

Eu diria que o Au P’tit Grec (leia: ô pêti gRRRRek) é o subway dos crepes. Você escolhe a massa que quer (crepe ou galette), escolhe a combinação de recheios que são inúmeras e vai comer um mega ultra super duper crepe. Recheado e que satisfaz até os mais famintos.

Os recheios salgados são diversos: queijo, presunto, salada, ovo, presunto de parma… (veja o menu completo no site oficial) Mas atenção!! Se você não é fã de ovo com gema mole não peça! Na França eles têm o hábito de comer ovo com gema mole e no crepe não será diferente. Veja no vídeo abaixo a preparação de um crepe no Au P’tit Grec. Repare que o ovo é colocado sobre a massa e cozido com o calor dos alimentos. Ah e s’il vous plaît, seja compreensivo com a higiene local, nós temos no Brasil uma vigilância sanitária e regras que são muito bem seguidas, por mais que duvidemos de alguns estabelecimentos, mas na França… esqueça essas regras e seja feliz!

No dia que passei pelo Au P’tit Grec, eu me preparei para tal abundância gastronômica. Como passei o dia andando pelo 5ème arrondissement, planejei a pausa estratégica com cara de almoço/jantar na creperia. Estava super cansada e quando cheguei por sorte não tinha fila. Como o ambiente é pequeno, conseguir lugar para sentar é sorte, e não ter fila também é sorte.

Então consegui pedir meu crepe com muita calma, escolhi o jambon-fromage-oeuf-salade (presunto, queijo, ovo e salada) e depois me atraquei num doce. Não sei como consegui, era muita fome rsrs, nesse dia eu andei 21km de acordo com o aplicativo de caminhada. Então eu merecia e com muita alegria me joguei no crepe de Nutella com banana e côco ralado. Eu não sei descrever a emoção disso tudo rsrs os amantes de Nutella me entenderão, ainda mais quando você passar pela galeria de fotos aí em baixo…

Au P’tit Grec

Endereço: 68 rue Mouffetard, 75005 Paris, França

Horário : todos os dias das 11 :00 à 00:30

Faixa de preço: entre 9 a 15 euros por crepe

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest