Imagem sobre a notícia Casa Europeia da Fotografia – a surpresa no meio do caminho.

Casa Europeia da Fotografia – a surpresa no meio do caminho.

5 de agosto de 2016

Adoro flâner por Paris e recomendo a todos. Pois é assim, andando sem rumo nem direção que conhecemos a cidade e seus encantos.

Num dos meus passeios pelo 1er arrondissement, o bairro da Notre Dame, do sorvete Bertillon e de mil lojinhas legais eu descobri a Casa europeia da fotografia, ou La Maison Européenne de la Photograpie – Ville de Paris.

Foi bem do nada mesmo. Estava andando em direção à minha pâtisserie favorita, L’Éclair du Génie, quando olhei pro lado e vi algo que parecia interessante. Perguntei ao segurança o que era e o que tinha para visitar e ele disse que naquele momento tinham exposições de fotógrafos brasileiros. Bah, dit donc! Eu tinha, precisava, deveria visitar! Paguei meia entrada com a carteirinha de estudante do curso que fui fazer e tive uma das minhas grandes surpresas com relação à exposição. Eu amo fotografia e acredito no potencial que ela tem em contar histórias e perpetuar uma cultura. Mas quando o fotógrafo é artista, quando ele cria imagens do nada, de um ponto branco, de uma luz que faz sombra em não sei o quê ou usa lixo para passar sua visão de mundo, é  EEE = éttonant, épatant, extraordinaire !

Fundada em 1978, com o objetivo de “consagrar a Cidade Luz como a capital incontestável da fotografia”, a Casa se instalou num antigo Hôtel de Ville, l’Hôtel de Cantobre, e foi restaurada para aquilo que é hoje. Possui elevadores e acesso facilitado para pessoas com dificuldades motoras. Além de banheiros (iuhuu!) e uma livraria com inúmeros livros sobre a história da fotografia no mundo.

Veja aqui a baixo algumas fotos da exposição do artista Vik Muniz, que utiliza tudo que tem cor para fazer suas obras de arte:

20160630_162720 (2)

close

20160630_162834

Olha essas inspirações de decoração com fotografia! Já quero uma assim na minha casa!

mesa

mesa 2

A “Saison Brésilienne”, nome da exposição dos artistas brasileiros, vai até 28 de agosto. Para a programação de setembro clique aqui e confira a agenda do Museu.

Maison Européenne de la Photographie

Site : http://www.mep-fr.org/infos-pratiques/

Horários : de quarta à domingo, das 11h às 19h45.

Tarifa: 8 € (inteira) ; 4.5€ (meia entrada)

5/7 Rue de Fourcy – 75004 Paris

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest