Imagem sobre a notícia Cursos de francês na França – como escolher?

Cursos de francês na França – como escolher?

24 de agosto de 2016

Aprender uma nova língua abre portas e nos dá inúmeras oportunidades. Uma delas é a de viajar para estudá-la. Passar uma ou mais semanas em um outro país é aprender não só a se comunicar melhor, mas também a ver o mundo com outros olhos. Se viajar já é maravilhoso, viajar e conhecer os habitantes e cultura local é melhor ainda!

Em julho estive na CAVILAM – Aliança Francesa para um curso voltado para professores, mas eles oferecem cursos para alunos e em diversas opções. A Cavilam fica em Vichy (região de Auvergne, centro da França), uma cidade pequena do interior, com pouco mais de 24 mil habitantes. Minha escolha foi baseada na qualidade do ensino – já que ela é a 5° maior Aliança do mundo e a responsável pelos conteúdos de ensino/aprendizado da língua no site da TV5 Monde – e também por ser afastada dos grandes centros (aqui incluímos custo de vida baixo e segurança).

A escolha não poderia ter sido melhor. Éramos em torno de 220 professores, em cursos diferentes, de mais de 40 nacionalidades. Uma vivência única. No meu curso nós éramos em 20, cada um com experiências de trabalho diversificadas que engrandeceram as aulas.

Além dos ateliers e cursos para professores, tinham mais de 500 alunos! A Cavilam recebe todo ano jovens bolsistas que vão iniciar um curso em uma faculdade no país e precisam aprimorar a língua francesa antes das aulas. Conheci alguns jovens brasileiros com bolsa Brafitec, que iam depois para universidades em várias regiões, porém, começaram ali o percurso, devido a qualidade do ensino. Ó eles aqui em um dos eventos interculturais! E veja mais sobre Vichy na galeria de fotos a baixo:

Mas não havia somente bolsistas, vários filhos de professores acompanharam seus pais e fizeram cursos à la carte de francês para viver essa experiência em família. E é aí que entra o objetivo deste post de hoje: Você também pode ir!

A escolha da escola é fundamental para seu aprendizado. A Cavilam está no ramo há mais de 50 anos (SIM!!!) e sabe muito bem o que faz. Então o que você deve procurar em uma escola? Eu diria:

1- Ela deve ser associada à instituições de ensino, ou de promoção do ensino, como a Qualité FLE, que é o selo máximo de qualidade concedido por três ministérios franceses, ao Campus France, Campus FLE e/ou universidades.

2- A grade de curso deve ser clara e organizada: você pode pedir por e-mail a grade do curso e assim verificar o conteúdo ensinado e a sequência do ensino.

3- Qual tempo de trabalho da empresa? É uma empresa reconhecida, que sua escola/professor conheça ou tem referências como boa instituição?

4- O preço deve ser compatível com a cidade e curso. Na maioria das escolas os cursos são pagos por semanas, visto que é a modalidade à la carte. Eles variam muito de acordo com a quantidade de horas ofertadas. A média de um curso de 20 horas semanais é de €250. Mas você encontra cursos com uma carga horária menor e, consequentemente, preço menor.

5- L’aubergement = moradia. A escola oferece o serviço de accueil (recepção)? Uma boa escola tem um bureau que se ocupa em ajudar o aluno a achar uma casa de família, uma residência estudantil ou até mesmo hotéis baratos parceiros com a escola.

Estes são os itens iniciais de procura. A cidade eu não incluo por ser muito pessoal. Como disse, a minha escolha foi baseada em segurança e preço. Além de ser uma região com (ainda) pouca imigração, onde pude entrar em contato com produtores locais, conviver com uma família que há 20 anos recebe alunos da Cavilam e aproveitar da natureza que é pulsante no verão.

Vichy é uma região vulcânica, com fontes de águas termais de alto poder curativo (um dos principais atrativos da cidade). A água de Vichy é rica em minerais e gaseificada naturalmente. E está lá disponível para você tomar à vontade da source des Célestins (fonte Célestins), do lado da escola. Ah! E todos esses passeios a Cavilam oferece, alguns por uma tarifa adicional. Você pode escolher atividades extras para fazer todos os dias, o pessoal do bureau culturel é muito dedicado e as atividades vão de domingo a domingo (esse é um dos pontos para que a empresa ganhe o certificado de Qualité FLE). Para se chegar em Vichy, a melhor opção é o trem: Paris-Vichy são 3h de trem direto.

Mas se você procura uma escola que seja em uma cidade mais central, para associar a turismo entre cidades ou até países, aqui vai uma lista de escolas que conheço por alunos meus já terem ido ou colegas professores que indicaram aos seus aluno. Para ver o site das instituições, clique nas palavras em azul 😉

Alliances Françaises de France

Em 16 cidades diferentes, as de Paris, Lyon, Montpellier, Toulouse, Vichy (Cavilam) e Nice são as mais conhecidas. Em todas você encontra os cursos semanais, focado para suas necessidades. Atenção: quem fez o site da AF de Nice foi muito maroto, a foto da página inicial é de tirar o fôlego e tem por objetivo induzir sua escolha rsrs.

Eles oferecem tantos cursos diferentes, que se o objetivo é um curso para a área da saúde ou de negócios, em Lyon você os encontra.

 Azur Lingua

Apesar do nome não ser tão francês, é a segunda instituição que eu indicaria. Um dos trabalhos mais conhecidos dessa equipe é o site Bonjour de France onde você tem acesso a diversos exercícios e conteúdos interativos. Já tive alunos que participaram de um curso à la carte e adoraram. Da metodologia aos professores. E enfim, fica na Côte d’Azur… Praia, sol, frutos do mar… Difícil resistir ao mediterrâneo. Só a Torre piscando venceria essa batalha =D

France Langue

Com sede em 5 cidades diferentes (Paris, Nice, Bordeaux, Biarritz, Martinique), oferecem cursos à la carte para FLE (français langue étrangère), francês universitário, profissional, ligado à esportes, artes, estágios em empresas francesas, crianças… Uma gama super completa de cursos.

Uma ferramenta interessante deste site é o Test de Français en Ligne, onde você pode fazer um teste rápido para saber qual seu nível de francês e assim conseguir direcionar melhor a escolha do seu curso. Depois que clicar no link aí de cima, procure pelo botão “Commencer” e inicie seu teste.

Accord École de Langues

Focado em cursos de curta duração, a escola oferece aulas ligadas à cultura e interação entre alunos, especialmente os adolescentes/jovens adultos.

Eurocentres

Curso de français général (francês regular) com duração mínima de duas semanas e cursos de preparatório para as provas de proficiência. Tem sede em três cidades: Paris, Amboise e La Rochelle.

Se você ainda tiver dúvidas ou quiser uma assessoria para escolher seu curso, mande um “Daaaaani, me ajuda!” clicando aqui <3

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest