Imagem sobre a notícia Favoritos da semana: especial oportunidades para estudar na França

Favoritos da semana: especial oportunidades para estudar na França

21 de fevereiro de 2017

Quando comecei a dar aula de francês e perguntava no primeiro dia de aula o que motivava os alunos a aprender a língua, a maioria respondia que achava lindo, chic, o som era maravilhoso e eram apaixonados pela cultura.

Hoje em dia as coisas mudaram um pouco e digo que a maioria está na sala de aula por oportunidades de trabalho/estudo.

Você sabe quais são os níveis de francês? Clique aqui!

Apresento, então, algumas dessas oportunidades de estudo. Aproveite para vivenciar uma experiência que pode mudar sua vida!

Há cursos que são pagos e outros que oferecem bolsas. Os pagos são ótimos para quem só pode passar um mês (férias) e quer aprimorar o estudo da língua francesa com um curso na sua área de trabalho.

Mas o número de bolsas para estrangeiros na França permanece alto, mesmo após crises e cortes financeiros. Veja o caso da Paris-Saclay que ainda tem vagas abertas para bolsas!

 

Programa de bolsas internacionais (mestrado 1 e 2) 2017/2018
  • Prazo de inscrição: até fim de março
  • Documentos necessários: CV, carta de recomendação e carta de motivação em francês, no formato pdf. Indicação do nome de duas referências (professor universitário, supervisor de estágio, diretor universitário);
  • Bolsa de 10 000 euros para 10 meses de estudo.
  • Critérios de elegibilidade: estudantes estrangeiros que estejam fora da França ou no país por menos de um ano e com idade máxima de 30 anos,
  • Total de 160 bolsas.
  • Áreas: diversas, de exatas à saúde.

Link de divulgação das bolsas: clique aqui.

Lista de “licenças” ensinadas na instituição: clique aqui.

Lista de “schools”: clique aqui.

Lista de outros diplomas: clique aqui.

 

Curso de francês e de teatro durante o Festival D’Avignon
  • Quando: de 3 a 20 de julho 2017.
  • Taxa de inscrição: 660 euros para estudantes e 810 euros para não estudantes
  • Conteúdo: 30 horas de curso de francês + 15 horas de prática teatral
  • Nível exigido: mínimo A2

Link do curso: clique aqui.

Formulário de inscrição: clique aqui.

 

O site Campus France é o principal veículo de bolsas e inscrições para a França, tanto nos níveis de graduação, mestrado, doutorado ou cursos de verão.

Ele é como se fosse um Google das vagas disponíveis, onde você filtra sua busca por área, cidade ou universidade. É muito completo e eles te auxiliam nesse processo de candidatura.

Clique aqui para saber como preparar seu dossiê (documentos) e clique aqui para saber sobre as datas limite para cada área de ensino.

Uma das grandes vantagens de se inscrever através do site é que você prepara um dossiê e pode aplicar para até 15 instituições de uma vez. Atenção a exigência da carta de motivação: ela deve ser focada para cada candidatura.

Uma das instituições com maior renome na França, a Sorbonne oferece cursos de verão que englobam desde estudo da literatura francesa ao aprendizado da língua. As inscrições para 2017 já estão abertas e você pode se preparar com base nesse calendário aqui.

Você pode seguir um curso de língua francesa, de acordo com o seu nível ou fazer o ciclo de cursos, que envolve aulas de diversos temas, passando por toda a história da civilização francesa.

Os preços são salgados: de 360 euros por semana/ciclo, sendo que o completo são nada mais nada menos que 11 semanas/ciclos.

Turmas iniciantes ou aulas VIP: saiba mais

E não esqueça: veja aqui neste post outros cursos de francês na França, e o melhor de todos: neste post indico sites que dão aulas gratuitas e on line, com certificados de diversas outras universidades francesas!

Para a maioria deles é necessário ter uma base da língua. Um curso completo de francês leva em torno de 4 anos. Porém, 4 anos nem sempre são suficientes para você dominar a língua. Afinal, com quantos anos você começou a falar E escrever E ler em português? Com uma língua estrangeira é a mesma coisa, precisa de tempo e dedicação. E estas ferramentas extras, que adicionam ao seu aprendizado, são fundamentais!

Se tiver alguma dúvida deixe sue comentário!

Bisous

Dani

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest