Imagem sobre a notícia L’Éclair de Génie: onde achar a melhor loja de éclair de Paris

L’Éclair de Génie: onde achar a melhor loja de éclair de Paris

5 de dezembro de 2016

Se tem um doce tradicional francês que eu amo de paixão e falo o tempo todo dele é o éclair. Eles me remetem às mais belas lembranças de viagem. Guardo uma memória pelo sabor ou cheiro, e sem dúvida os éclairs estão no topo da lista como minha pâtisserie favorita.

Na França, todas as pâtisseries/boulangeries fazem éclair. Você pode encontrar uma muito boa naquela lojinha escondida de esquina, ou comer uma muito ruim na padaria da avenida principal.

Mas tem um lugar que não tem erro, você irá comer o melhor éclair da cidade: são as boutiques do l’Éclair de Génie. São várias espalhadas na cidade e eu fui na Pavée (14 rue Pavée) pois fazia parte do meu roteiro de visitas ao bairro da Notre Dame de Paris.

eclair-1

O éclair é feito com uma massa base da confeitaria francesa, a Pâte à Choux. Com essa base fazemos as receitas mais tradicionais como o Gougères (lembra o nosso pão de queijo, pois é a massa base adicionada de queijo parmesão ralado), Chouquettes (massa base confeitado com grãos crocantes de açúcar por cima), Paris-Brest (parece um donut recheado, biensûre à la française), Pets de Nonne (muito parecido com o nosso bolinho de chuva) e não podia faltar os famosos Profiteroles.

Então se a receita da massa é tão tradicional, o que faz do éclair de génie o gênio dos éclairs?

Há toda uma técnica de jogo de temperatura ao preparar a massa e ao assá-la. Perguntei ao rapaz que trabalha na loja e ele me explicou a riqueza de detalhes para o preparo dos éclairs, além dos ingredientes de primeira qualidade que são usados pelo Christophe Adam, o grand chef pâtissier.

eclair-2

A base do éclair deve estar crocante por fora e macia por dentro, para que o chef possa raspar o “miolo” e preencher com o recheio. E nesse lugar o que não falta é recheio! Você pode conferir no site deles todos os sabores, são mais de 230 diferentes! O cara é o rei das combinações e isso dificulta na hora da escolha rs.

Eu fui no tradicional: chocolate amargo e caramelo salgado. São os meus sabores favoritos para qualquer tipo de pâtisserie, até para sorvetes eu vou sempre no amargo e no caramelo.

eclair-3

Mas na minha lista tenho alguns para provar (~e que será daqui a poucuinho!!! Oh lalaaaa!!~). Estou contando os dias para comer um de limão (n°5), mascarpone (n°230), framboesa (n°208) e maracujá (n°229).

E se você é de Curitiba e quer provar um éclair tão bom quanto o do Génie, e virar fã tanto quanto eu, recomendo a Chokolat. Assim você já vai saber o que te espera na próxima visita à cidade luz.

Ah e não deixe de nos acompanhar pelas redes sociais! Essa semana estamos em contagem regressiva e muuuuita coisa boa vem por aí! Acompanhe a gente pelo Instagram e pelo Facebook =D

Bisous,

Dani

L’Éclair de Génie:

Site: leclairdegenie.com

Endereços: Lafayette, BHV, Pavée… Veja a lista completa aqui.

Preços: entre 4,50 euros a 6,00 euros

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest