Imagem sobre a notícia L’Entrecôte de Paris em Curitiba

L’Entrecôte de Paris em Curitiba

15 de agosto de 2016

Que a França tem uma gastronomia rica, tradicional e que todos querem aprendê-la é fato. Mas uma pergunta que ninguém consegue responder é por que um prato tão simples de batata com bife e molho faz tanto sucesso que virou uma das referências de prato francês?

Uma pequena história sobre o entrecôte: criado em 1959 por Paul Gineste de Saurs, onde a formule é composta por uma salada verde com nozes, uma peça de carne vermelha servida com batata frita e um molho único e todo cheio de segredos que você pode repetir à vontade, até acabar o último pedacinho de pão. Muitos discutem como um restaurante faz sucesso com a venda de um prato só. E parece que a resposta está no molho: cozido com 1231231… temperos, manteiga e tudo que há de bom, adicionado de uns ingredientes “X” que ficam ao fogo por muitas e muitas horas, o molho é a razão do sucesso desse prato mundialmente conhecido.

A Europa não tem costume de comer arroz como nós brasileiros. Para eles a batata está presente na maioria das refeições, assim como o pão. Nos bistrôs em Paris você pode trocar as frites por salades, caso queira. A carne vermelha é artigo de luxo e chega a ser uma das mais cara do cardápio dos restaurantes. Uma das coisas que reparei nos hábitos dos meus amigos franceses é que a carne não precisa estar presente em todas as refeições. Eles variam a fonte de proteína em todas as refeições (eles consomem muito grãos, queijos, carnes de caça e carnes brancas).

Mas quando eles querem comemorar, ter uma refeição especial, o entrecôte está entre as escolhas principais! Em Vichy comi um entrecôte no Brasserie le Lutèce, ao molho de poivre (pimenta), o mais tradicional. Esse restaurante tinha um menu separado para quem quisesse carne bovina, com uma variedade de cortes e pratos bem especiais. Eu não sou muito ligada em nome de cortes e nem qual deles é o melhor, churrasco não é meu forte rsrs então se você tem curiosidade e sabe o nome das peças em português confira aqui na galeria a imagem com todos os nomes de cortes de carne em francês e não se perca se quiser comprar carne por lá!

Mas essa volta toda em história e vocabulário de açougueiro é para contar sobre o restaurante em Curitiba! Quando bate aquela saudade do ambiente francês eu corro no L’Entrecôte de Paris. Sei que tem muita gente que acha o local nada de mais, que foi muita propaganda pra nada, mas pra quem tem a saudade comandando o estômago, é um lugar maravilhoso. O ambiente decorado à la parisienne, a música de fundo, o atendimento cordial e o molho. Ah o molho! Eu adoro! Aquele fundo de pimentas, ervas e mostarda sobre batatas fritas sequinhas e uma carne ao ponto. Ah c’est nickel! Aconselho ver na sua cidade se tem no almoço o menu executivo como tem aqui em Curitiba: salada + prato principal + sobremesa por um preço fixo. Quando fui em junho deste ano, com minha prima que visitava a cidade, o valor era de R$42,90 e valeu muito a pena, pois no jantar este preço é só do prato principal.

Sobre o ponto da carne, confie no chefe! Eu não gosto de carne ao ponto, prefiro sempre bem passada, mas o garçom me indicou o ponto do chefe, que não chega a ser tão ao ponto, é um rosado perfeito. Confie nele e vá nesse ponto que é o que deixa a carne suculenta e super macia. E se eles servem um único prato principal, não posso dizer o mesmo das saladas, sobremesas e drinks! O menu de sobremesas é especial, com várias especialidades francesas, algumas fazendo referência à culinária brasileira.

Faça sua reserva ou chegue cedo. Como ele é localizado em uma região central, na hora do almoço é bem cheio. E depois conte pra gente sua experiência!!

L’Entrecôte de Paris:

Site: http://www.lentrecotedeparis.com.br/

Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1101 – Centro, Curitiba – PR

Horário : segunda à sexta de 12:00 às 15:00 / 19:00 às 23:00. Sábado das 12:00 às 00:00

ps: sexta-feira, no jantar, tem uma hora a mais, fechando meia noite.

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest