Imagem sobre a notícia L’Épicerie: Bistrot francês em Curitiba

L’Épicerie: Bistrot francês em Curitiba

25 de outubro de 2016

Há algumas semanas fui conhecer um restaurante francês que há anos queria visitar. Ele fica em uma região rica de bons restaurantes e lojas. Sem ostentar grandes arquiteturas, às vezes quem passa por alí não percebe que tem um tesouro escondido.

Fomos em reunião para celebrar os últimos detalhes da viagem de dezembro e não poderíamos ter escolhido ambiente melhor. Já subindo as escadas pude perceber os detalhes típicos de um bistrot francês. O interior é tel quel. Aconchegante, intimista, e perfeito para conversar sem precisar altear a voz. Ambiente com decoração impecável e atendimento muito agradável. Com poucas mesas, você tem sempre a atenção do garçom. E sua taça de champagne também rsrs.

Pedimos Foie Gras Poêlé, Malgret de Canard acompanhado de Gratin Dauphinois e Camarões grelhados com cuscuz marroquino. Tudo estava delicioso. Eu sou muito fã de cuscuz, é um dos pratos mais encontrados na França, inclusive em supermercado por aquele preço camarada. Para mim é sagrado comer cuscuz durante minhas viagens, e o do restaurante estava perfeito: soltinho, bem temperado, com o frescor do manjericão.

Pedimos uma garrafa de champagne para brindar e incrivelmente ela durou todo o jantar! Ou ela tinha um fundo mágico, ou a serveuse abriu com tanta eficiência que não desperdiçou uma borbulha. Mas caso você não queira nenhuma bebida do menu deles, saiba que o bistrot não cobra rolha! Você pode levar a garrafa que quiser e aproveitar o menu.

Falando nisso, eles têm menus especiais. Aqueles do tipo entrada + prato principal + sobremesa. Super recomendo, pois este mês está valendo o Menu Les Sauces en Fêtes, R$69,00 por pessoa, de terça a quinta.

Depois de sair encantada com o lugar, fui procurar um pouco mais sobre os chefes. E sabe que há uma super história por trás? Fanie Delatte idealizou e realizou a ideia junto com seu marido, Gustavo Alves. Em um belo sábado, de casa lotada, com todos lá para provar as delícias da culinária francesa, o chef contratado resolveu faltar. Gustavo, resolveu que iria assumir a cozinha, pois participara de todo o treinamento e não ia por tudo a perder naquela noite.

Pois bem, depois desse desafio ele se tornou um dos grandes chefes e ambos direcionaram o restaurante a ser o que é hoje. Veja aqui o chef contando sua história enquanto ensina a fazer uma das tradicionais receitas francesas, o Cassoulet.

Em sala de aula sempre comento sobre o motivo de cada um estar ali aprendendo uma nova língua. Alguns começaram por necessidade de trabalho, uns por projetar uma possível bolsa de estudos e outros buscam aprender por prazer, paixão pela cultura ou por ser a terceira língua. Estes objetivos podem ser atingidos, mas na realidade nós não sabemos o que o futuro nos reserva. Então sempre incentivo meus alunos a estarem presentes na aula com a mente aberta para o aprendizado, tudo é novidade e tudo pode virar chave para abrir uma nova porta.

Imaginem se este chefe não estivesse participado dos treinamentos, não tivesse tido o comprometimento de gerenciar seu projeto em todos os detalhes… O restaurante não existiria hoje! Após saber desta história de comprometimento com o inusitado, o restaurante ganhou mais credibilidade e ganhou personalidade. Eu dou valor ao trabalho feito por de trás das lindas cortinas, do mis en place perfeito. Ir ao L’Épicerie é valorizar um caminho percorrido por todos que ali trabalham.

Espero que você tenha uma boa experiência indo lá e depois conte-nos aqui deixando seu comentário ou me enviando um e-mail!

Se quiser saber de outros lugares que me remetem à França em Curitiba veja este post sobre o famoso Entrecôte de Paris e este aqui sobre meus doces favoritos: Éclairs!

L’Épicerie

Endereço: Rua Fernando Simas, 340 – Curitiba/PR
Horário: terça a sábado à partir das 19hs
Informações: 41 3079 1889 ou bistrot@lepicerie.com.br

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest