Imagem sobre a notícia Restaurante barato perto da Notre Dame em Paris

Restaurante barato perto da Notre Dame em Paris

17 de agosto de 2016

Existem várias formas de montar seu roteiro por Paris. Por pontos turísticos, por categoria de atração turística, por proximidade ou por bairros. Nesta última viagem escolhi por bairros e no dia que conheci o Museu da Fotografia de Paris, conheci o Pom’ cannelle, um pequeno restaurante entre tantos que estão na Île Saint-Louis, o arrondissement da Notre Dame, o marco zero da cidade. Esse restaurante foi indicação de uma grande amiga que visitou Paris em 2015 e disse-me que não poderia deixar de conhecê-lo. Ela e o marido amaram e eu virei fã junto!

É muito comum você ter nos restaurantes um menu “formule”, ou seja, entrada + prato principal, ou prato principal + sobremesa por um preço fixo. A formule midi (midi = meio dia) ou formule dîner (no jantar) são as opções mais baratas que você pode encontrar, é como se fossem os PFs do Brasil. Alguns oferecem pratos mais globais como sanduíches, quiches e saladas. Mas o Pom’ cannelle é diferente, e oferece receitas típicas francesas. Pedi um Bœuf Bourguignon au purée de pomme de terre (carne cozida com purê de batata) e o serveur muito gentil disse que em 10 minutos o prato seria servido, e de fato isso aconteceu! Recebi meu prato fervendo de sabor.

Bœuf Bourguignon é originário da região de Bourgogne onde o vinho e a criação de gado são muito conhecidos. A receita é uma junção das duas maiores especialidades da região (carne e vinho), a carne é marinada por 12 horas num molho de vinho, cenoura e temperos e depois cozida até o ponto de desmanchar na boca. Uma delícia!

Como contei neste post, a batata é a preferida dos acompanhamentos na França e a escolhi no formato de purée para acompanhar o prato (viu, mais uma palavra francesa no nosso vocabulário! A pronuncia de “é” é igual a “ê”, logo adaptamos e escrevemos purê =D ). Geralmente a cestinha de pães é gratuita nos restaurantes e, para este prato combina muito bem pois ajuda a saborear o molho que vem muito generoso. Nhami!

O prato estava muito bem temperado, carne se desfazendo com muita facilidade. Não sei como que é a logística da cozinha deles, mas se você observar bem na foto vai ver a fumacinha saindo do prato e isso não conseguimos num simples requentar de prato, ou seja, se o prato estivesse pronto e viesse do micro-ondas. Bom, de fato não iria mudar o sabor de uma receita tão típica e deliciosa como aquela. O sabor do vinho não estava forte, os legumes estavam no ponto e acabei com os pãezinhos da cestinha.

Fiquei tão satisfeita que não pedi a sobremesa. Mas meus amigos que me indicaram o local pediram o gâteaux au chocolat e falaram que foi uma das melhores sobremesas que eles comeram em Paris. Na próxima pedirei a sobremesa nem que seja pra levar pra casa!

No total, minha refeição custou €10,90. Comi um prato delicioso típico francês, incluindo a cestinha de pães e a carafe d’eau. Você sabia que todos os restaurantes oferecem garrafas de água gratuitamente? Como podemos beber a água da torneira, você pode pedir uma carafe d’eau (pronunciamos = karrraf dô) e eles trazem para você. Se quiser encher a garrafinha que você leva nos passeios é só pedir também.

Se você já visitou (ou for visitar porque ficou com água na boca lendo o post), conta pra gente sua experiência deixando seu comentário aqui =D

Pom’cannelle

Endereço: 27 Rue des Deux Ponts, 75004 Paris

Horário: aberto de segunda a domingo, almoço e jantar.

pom cannelle

Comments

comments

Daniela Santos

Daniela Santos

  1. Nick disse:

    Ai que deliciaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Daniela Santos

Daniela Santos

Minha vida já deu muitas voltas, já morei em 3 cidades brasileiras diferentes, já viajei para lugares que nem meus pais dormiram ao saber da aventura. E não quero parar! Compartilho agora com você minhas aventuras, visões e experiências para que esse mundo lindo, cheio de diversidade, que nos transforma em alunos da vida seja fascinante e inspirador para você também.

Leia Mais

Pinterest